Roteiro pelo norte de Portugal

terça-feira, 17 de outubro de 2017


Para aproveitar o feriado de 5 de outubro fora, decidi pôr um dia de férias e ir passear 4 dias pelo norte do país. Apesar de ultimamente ter andado muito por esta zona em trabalho, ainda há muitas zonas que não conheço e como já há muito tempo que queria ir conhecer o Gerês e chegou a altura ideal. Nestes dias também estive em Guimarães, Vigo, Islas Cíes e Braga

Como ir?
Para andar a passear por várias zonas o melhor mesmo é levar carro. Como na véspera estava a trabalhar em Coimbra, decidi ir dormir ao Porto e só no dia seguinte começar a viagem. Assim de manhã fomos de carro até Guimarães.


Onde ficar?

Aproveitámos o convite do Santa LuziaArthotel, ficámos alojados em Guimarães e ficámos muito bem! Daqui é que partimos para todas as outras zonas, uma vez que Guimarães está a cerca de 1/1,5h de distância de qualquer zona onde fomos.

O Santa Luzia Arthotel é um hotel de 4 estrelas onde o conforto e a modernidade são a palavra de ordem. Fica situado bem no centro histórico de Guimarães. E tem uma arquitetura e decoração onde tudo foi pensado ao pormenor. Ficámos alojados num quarto prestige duplo, com uma cama enorme e super confortável! Também adorei a decoração da casa de banho, que tem tons brancos, cinzentos e dourados e será uma inspiração para a minha casa.
O que também me conquistou foi o pequeno-almoço. É super completo, tem de tudo um pouco, feito na hora e muito saboroso, desde panquecas, a sumos naturais, fruta, cereais, vários tipos de pães e de queijos… uma perdição!
No último dia, antes de fazer o check-out, como estava calor, ainda usufruímos da piscina e soube muito bem!


O que visitar?

Como já vos disse estivemos em Guimarães, Gerês, Vigo, Islas Cíes e Braga. Sabíamos que queríamos ir ao Gerês, mas as outras cidades escolhemos depois de vermos que ficavam relativamente perto do hotel.

No primeiro dia optámos por ficar em Guimarães, visitar a zona histórica, a zona do castelo e a Penha, onde podíamos ter uma vista magnífica se o céu estivesse mais aberto. À noite fomos jantar ao Histórico by Papa Boa, o restaurante que mais me recomendaram no Instagram e valeu bem a pena. Além da comida ser ótima, ainda tivemos oportunidade de assistir a uma noite de fados. 


No dia seguinte, depois de tomar o pequeno-almoço fomos em direção ao Gerês. Apesar de serem poucos km de distância, como as estradas estão cheias de curvas, a viagem demora mais. Decidimos visitar as cascatas que ficam mais perto umas das outras, de modo a não fazer muitos mais km de carro. Por isso fomos à cascata do Tahiti, à cascata do Arado (que já estava praticamente seca) e ao miradouro da pedra bela. Bem, pelo meio ainda vimos outra cascata, mas não sei o nome porque não encontrámos escrito em lado nenhum ahah Não vos consigo dizer qual gostei mais, são todas lindas! A vista do miradouro é de cortar a respiração, sente-se uma paz incrível lá!
Para fazerem este percurso tenho alguns conselhos para vocês: levem calçado confortável, levem água e comida porque fazer um picnic na zona das cascatas é sempre uma boa opção, tendem não ir nos meses das férias grandes porque para além de apanharem mais pessoas também está mais calor.
Para terminar o dia, jantamos no restaurante Refúgio do Gerês, mesmo no centro da vila do Gerês.



No terceiro dia fomos até Vigo para apanha o barco para as Islas Cíes, umas ilhas paradisíacas que ainda não conhecia! O percurso faz-se de barco, demora cerca de 30/45min e custa cerca de 10€ (apanhamos uma promoção). O The Guardian considera a praia de Rodas, uma das praias das ilhas, a melhor do mundo! E de facto eu gostei muito. Tivemos muita sorte porque além de apanhar bom tempo, estava pouquíssima gente, tínhamos a praia praticamente só para nós. As águas são lindas, muito transparentes e cristalinas, só que podiam ser um bocadinho mais quentinhas ahah. Depois de umas horas de praia, fomos até uma das zonas mais altas da ilha, o Alto de Príncipe onde temos uma vista incrível.
Estas ilhas são protegidas, só é possível lá ficar se fizemos campismo e com regras próprias, por exemplo o lixo que fizermos nas ilhas, devemos trazer connosco, de modo a proteger a natureza! Penso que só há dois restaurantes em toda a ilha e como nós não levamos comida, aproveitamos e compramos lá umas sandes. Voltámos para Vigo no último barco do dia, por volta das 19h, depois aproveitamos e jantámos (um género de) tapas no Areal Tapas mas este restaurante não nos convenceu… poderíamos ter feito uma escolha melhor. Antes de regressarmos a Guimarães, fomos a um bar com uma decoração super gira, inspirado nos EUA, o 20th Century Rock.


No último dia por terras Nortenhas, andámos a passear por Braga. Começámos pelo centro histórico, pela zona da Sé, depois fomos almoçar ao Jacó e por fim acabámos o dia a visitar o Bom Jesus!


Foram uns dias absolutamente fantásticos, em ótima companhia e a visitar sítios lindos! Temos mesmo muita sorte no país que temos! Aproveito também para agradecer, mais uma vez, a maravilhosa estadia que o Santa Luzia Arthotel nos proporcionou.


Podem também seguir o blogue no Facebook e no Instagram!

Podem Gostar De...

3 comentários

  1. O nosso país é mesmo bonito!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Locais que não conheço ainda por falta de oportunidade mas que quero mesmo muito conhecer, adoro esse tipo de roteiros que nos dão excelentes fotos e ainda melhores memórias! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Ohhh! Beijinhos de Guimarães <3

    ResponderEliminar