Copo menstrual - OrganiCup

terça-feira, 10 de abril de 2018


Fui desafiada pela OrganiCup a experimentar o copo menstrual e, agora que já o experimentei, posso dizer-vos com toda a certeza que veio revolucionar “aquela semana do mês”.
Este é um tema que muitas vezes é considerado tabu, mas acho que temos que contrariar isso. A menstruação é algo que todas as mulheres têm, sabemos que nem sempre são os melhores dias do mês e por isso devemos partilhar todos os “truques” que tornem estes dias melhores. Se aqui falamos sobre moda, beleza e bem-estar, este assunto também tem que ser abordado.

Já todas devemos ter ouvido falar da modelo norte americana Lauren Wasser que sofreu um choque tóxico devido ao uso de tampões, esteve em coma mais de uma semana e teve de amputar as duas pernas. Esta história começou em 2012 e já há algum tempo que eu tinha pensado num alterativa aos pensos e tampões.

O OrganiCup é uma alternativa menstrual mais ecológica, mais saudável, mas sobretudo mais confortável que tampões e pensos. É uma alternativa reutilizável que podemos usar durante anos e assim poupamos o planeta de toneladas de desperdício plástico.
Este copo menstrual é muito discreto e indetetável, é feito de silicone cirúrgico e muito maleável. É 100% hipoalergénico, antibacteriano e pode durar até 10 anos! Já viram o que poupamos a nossa carteira e o ambiente comparando com pensos e tampões?
O OrganiCup foi desenhado por especialistas, adapta-se perfeitamente à anatomia feminina da mulher e recolhe o fluxo menstrual, em vez de o absorver, o que elimina as fugas e os odores. Pode ser usado durante 12 horas seguidas, incluindo durante o sono e quando fazemos desporto, não causa reações alérgicas nem perturba a lubrificação natural da vagina. Está disponível em dois tamanhos: o tamanho 1 para quem nunca teve um parto vaginal e tamanho 2 para quem já teve um parto vaginal.  

Confesso que nas primeiras utilizações não foi muito fácil a sua introdução e remoção, mas à terceira vez já era algo natural. O truque mais básico é que temos que estar relaxadas.
Na primeira utilização e entre menstruações, devemos ferver o copo durante 3 a 5 minutos. E devemos ter as mãos bem lavas para o colocar e remover.
Para ser inserido, é necessário espalmar o OrganiCup, para que fique com várias dobras. Este abre no interior da vagina e fica mantido por vácuo e pela ação dos músculos vaginais. Para evitar fugas devemos verificar se o copo está realmente aberto no interior.  Se for necessário podem usar um lubrificante à base de água para facilitar a colocação. Para mim, a maneira mais fácil de o colocar é com uma perna mais elevada. Mas cada uma de nós deve encontrar a posição que mais lhe facilita a colocação.


Para remover, é necessário puxar suavemente a patilha até alcançar a base. De seguida apertamos a base para libertar o vácuo e puxamos o copo até o removermos por completo. O conteúdo é deitado pela sanita e depois é necessário lavar o copo com água quente. Também podemos utilizar o OrganiWash (gel de limpeza), toalhitas de limpeza SOS biodegradáveis, papel higiénico, álcool-gel ou água. Agora após várias utilizações, acho que a remoção é mais complicada que a colocação, porque o copo pode não sair logo à primeira devido ao vácuo, mas não se preocupem que com algum jeitinho ele sai.

Eu costumo trocá-lo mais ou menos de 12 em 12 horas e posso dizer-vos que o copo nunca encheu mais de meio. O que é ótimo porque assim não o tenho que retirar fora de casa. Se estiver bem colocado, nem vão sentir que o estão a utilizar. E até podem fazer o pino que ele não vai sair ahah.

O OrganiCup vem com um saco de pano, onde o devemos guardar a cada menstruação.


Acredito que não é fácil dar o passo de trocar os pensões e tampões pelo OrganiCup, mas tenho a certeza que depois já não querem outra coisa! É muito mais fácil e prático de usar, barato e amigo do ambiente!
Em média, uma mulher usa 11.000 pensos e tampões durante a sua vida. O OrganiCup representa 30 gramas de desperdícios em vez de 30 kilos. E 9 em cada 10 que experimentam, continuam a usá-lo.

O OrganiCup está à venda em diversas lojas* e online. E, em parceria com a marca temos 20% de desconto para oferecer na compra online de um OrganiCup, basta utilizarem o código: mynewperiod20%. Caso tenham perguntas ou dúvidas para iniciar o OrganiCup, podem contar com o apoio a utilizadoras via Facebook e em português.

Precisam de mais argumentos para porem os pensos e tampões de lado? 
#OrganiCup #NewPeriod 

*Locais de Venda:
Online
-          BAZAR BAZAR Eco-Shop
-          Mind The Trash
-          Ovo Shop - about motherhood
-          Loja Vegetariana
 Lojas LISBOA:
-          Sapato Verde
-          Maria Granel
-          Fair Bazaar
-          EcologicalKids
-          BIOino
-          LuaDia Terapias
-          Supermercado 4BIO
-          Mercado Alfazema
-          Granel e CO.
-          Ànanda – Mercearia Bio
 Lojas CENTRO:
-          Supermercados BioEscolha, Leiria e Coimbra
-          BIO´S Mercado Biológico, Caldas da Rainha
-          Grão Natural, Coimbra
-          Tonsai BIO, Fátima
-          Farmácia da Terra, Entroncamento
-          LafoNatura, Viseu
-          Vertente dos Sabores, Aveiro
  Lojas NORTE:
-          Easy Green, Maia
-          IdealBio, Porto
-          Nina Coop Store, Póvoa do Varzim
-          EcologicalKids, Porto
-          Nutribio, Braga
-          Supermercado JAJU, Esposende
 Lojas SUL:
-          Mundo Saudável, Almancil
 Lojas ILHAS:
-          Supermercado FreshBio, Funchal
 CABO VERDE:
-          TAMBAKE

 Podem também seguir o blogue no Facebook e no Instagram!

*Post escrito em parceria com a marca, no entanto a minha opinião é sincera e imparcial.

Podem Gostar De...

8 comentários

  1. Apesar de nunca ter testado confesso que ainda não me surgiu essa curiosidade. Não sei explicar.. mas sei que é uma mudança precisa!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Era algo que queria experimentar...comprei da marca que tinha mais à mão...fiquei fã :)
    Bombocaa

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar mas nunca experimentei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ainda não ganhei coragem... tenho algum receio de gastar o dinheiro e não me adaptar, mas cada vez tenho lindo feedback positivo :-)

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A melhor invenção depois da roda! Já uso há 3 anos e nunca mais o troquei por pensos ou tampões. As primeiras vezes pode ser difícil de colocar mas é tudo uma questão de jeito e treino. Custa muito mais inserir um tampão pela primeira vez que um copo vaginal. E é super prático! dura mesmo até 12 horas porque nunca temos tanto fluxo que encha o copo entretanto. Podem até pensar que sim que está cheio mas nunca vai acontecer. Não se sente nada se bem colocado. Tem mesmo de ficar lá bem dentro. Não se preocupem que conseguem depois tirá-lo na maior das descontracções. Faço atletismo e nunca o sinto durante os treinos. Se o sentirem na primeira ou segunda vez que o usem pela primeira vez é normal mas ao terceiro dia já nem dão por ele. Lava-se e esteriliza-se como as tetinas dos bébés. Não tem complicação nenhuma. Para as viagens não há melhor. como já disse, é a melhor invenção desde a roda! :-)

    ResponderEliminar
  6. Tenho lido algumas coisas sobre o assunto e estou cada vez mais tentada a experimentar. Sempre me preocupei com o impacto que os tampões e pensos têm no ambiente e descobrir que existe uma alternativa ecológica e mais saudável é fantástico. Espero adaptar-me, seria uma mudança muito positiva na minha vida e para o ambiente em geral!

    https://hortela-pimentaoblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, gostava de experimentar o organicup, mas com os tempos que correm o preço torna se um pouco elevado, e quando estava a pesquisar opiniões, mais especificamente este post deparei me com o desconto de 20% e fui logo para fazer a compra no site oficial no entanto não aceitam o desconto 😒 será que já passou a validade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O post já tem 2 anos, pelo que o código de desconto já não é valido.
      Obrigada :)

      Eliminar