Roteiro de Amesterdão

terça-feira, 15 de março de 2016

Amesterdão era uma das cidades que já queria conhecer há algum tempo e, em conjunto com mais três amigas decidimos marcar para Março. Fizemos algumas pesquisas e chegámos à conclusão que 3 dias seriam suficientes para conhecer bem os sítios mais importantes da cidade.

Como ir e onde ficar:

Fomos na 6ª feira de manhã (no voo das 7h da TAP) e ao chegar ao aeroporto de Schiphol apanhámos um autocarro (número 197 por 5€) para a zona do nosso hostel. Não íamos passar muito tempo no alojamento, por isso optámos por um hostel básico, acessível (50€/pessoa/noite, num quarto para 4 pessoas com pequeno-almoço incluído) limpo e central, escolhemos o Stayokay mesmo ao lado do Voldelpark. Ficámos super bem situadas, rapidamente chegávamos aos sítios mais importantes a pé.
Durante os três dias andámos sempre a pé, apesar de no final doerem muito as pernas, soube bem e assim conhecemos melhor a cidade. Esteve imenso frio mas tivemos muita sorte com o tempo porque nunca choveu e o céu esteve quase sempre sem nuvens!

O que ver:

Depois de deixarmos as malas no hostel, fomos até à zona do Rijksmuseum, para ver as letras “I AMSTERDAM” e tirar umas fotografias. Como já estávamos com fome, fomos almoçar ao Bakers and Roasters, onde comemos umas ótimas saladas com ovo e as melhores panquecas do mundo!!!
Foi-nos sugerido ir ao Albert Cuyp Market, um mercado de rua onde se vê à venda um pouco de tudo, comida, roupa e souvenirs.
De forma a conhecermos melhor a cidade, demos um passei de barco pelos canais. Foi muito giro saber mais um pouco sobre a história de Amesterdão e saber onde de situam certos pontos que mais tarde fomos visitar.
Para terminar o dia e já depois de jantar, fomos à famosa Red Light District, onde vimos de tudo um pouco, mas confesso que estava à espera de algo diferente…

No sábado saímos do hostel por volta das 10h em direção ao museu Van Gogh. O bilhete foi comprado online e, juntamente com o bilhete do barco custou 27€. O museu é grande e é interessante conhecer a história de vida do pintor, mas ficámos desiludidas porque dois dos quadros mais famosos não estavam lá, “O quarto em Arles” e “Os girassóis”.
De seguida fomos até ao Bloemenmarkt ou Mercado das flores, onde vimos milhares de túlipas e bolbos, assim como vários souvenirs e lojas de queijos.
Da parte da tarde fomos ao palácio real Koninklijk Paleis, que fica na praça Dam. Eu adoro palácios mas sinceramente este não me deixou maravilhada. O bilhete custou 9€ (tive direito a desconto de estudante, o preço normal são 10€).
De todos os locais onde planeámos ir, o mais esperado por mim era a Casa de Anne Frank. Já não conseguimos comprar os bilhetes online, pois esgotam rapidamente por isso estivemos 1 hora na fila (ao frio…) mas valeu muito a pena! Foi “pesado” emocionalmente mas adorei conhecer mais sobre a vida daquelas pessoas que viveram escondidas durante um período tão negro da nossa história! O bilhete custou 9€. Mesmo ao lado da casa, há a igreja Westerkerk, com uma torre de 85m e onde está sepultado o pintor Rembrandt.
À noite andámos a passear pelas ruas mais características de Amesterdão como o Bairro Jordan, Leidseplein e Prinsengracht. Apesar de não vermos muita polícia nas ruas, sentimo-nos sempre muito seguras.

No domingo, como já tínhamos passado pelos pontos principais, regressámos ao mercado das flores para comprar uns presentes e fomos conhecer o shopping De Bijenkorf, um género de Galeries Lafayette, com marcas de perder a cabeça…
Já mesmo no final da viagem, por volta das 15h fomos almoçar ao Skylounge do hotel DoubleTree by Hilton, ontem temos uma vista maravilhosa pena cidade. Em Amesterdão, quase todos os edifícios são baixos e as casas junto aos canais são inclinadas, o que as torna ainda mais interessantes.
No regresso a Lisboa viemos para EasyJet, no voo das 21h, por isso deu bem para aproveitar os 3 dias da viagem, já que chegámos cedo e saímos tarde.

Espero que tenham gostado deste mega post sobre a minha viagem a Amesterdão e que vos seja útil para a vossa!

Podem também seguir o blogue no Facebook e no Instagram!