Receita de Pão

domingo, 19 de abril de 2020


Uma das coisas ótima desta contingência foi o facto de ter passado mais tempo a cozinhar, a testar ideias e a fazer ótimos pratos. E o pão feito em casa tornou-se um vicio!!! Acho que não voltamos a comprar pão fora, porque este é mesmo ao nosso gosto: mal cozido e fofo por dentro e tostado e crocante por fora. E como pediram, aqui vai a receita. É super fácil e rápido de fazer!



Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo (usei T55)
1 colher de chá de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal
1 1/2 chávena de água morna

Numa taça misturo a farinha, o fermento de padeiro seco, o sal e a água. Mexo bem até estar homogéneo e de seguida deixo repousar cerca de 8-12h, com uma película aderente a tapar taça.
Depois coloco farinha e uma folha de papel vegetal em cima da bancada e deito a massa. Moldo a massa até formar uma bola e viro a costura para baixo. Se quiserem, nesta altura podem pôr sementes - já pus de sésamo e de abobora por cima. 
O forno deverá estar ligado a 250° com a panela a aquecer lá dentro (usei de inox com tampa). Assim que estiver bem quente, passo a massa e o papel vegetal para dentro da panela, tapo e levo ao forno por 30 minutos - comecei por utilizar o modo ventilado e, apesar de ter lido que não é o ideal para o pão, como adoro o resultado, continuo a usá-lo. Passado esse tempo, tiro a tampa e deixo a assar mais uns 10 minutos para ficar com uma crosta bem crocante. Por fim, deliciem-se! Quentinho com manteiga é IN-CRI-VEL!


Receita: Filipa Gomes (aqui). 

Podem Gostar De...

0 comentários